18/9/10

todos os olhos

Essa é a capa do LP do músico brasileiro Tom Zé, lançado em 1973. No auge da ditadura militar, em pleno governo do General Garrastazú Médici, que ficou marcado pela repressão incondicional e pelo extremismo contra seus opositores, o compositor baiano, com ajuda do poeta e publicitário Décio Pignatari, fez uma foto peculiar para a capa do disco: contratou uma modelo (!) e fez a foto de seu ânus (!!) com uma bola de vidro no meio (!!!). Considerando que por muito menos, opositores do regime mofavam nos subterrâneos da ditadura, eram torturados, mortos e exilados, foi uma ousadia e tanto.
O disco foi para as lojas, e não vendeu muito - muito provavelmente pelo experimentalismo que ia além da própria imagem: as músicas estavam (e talvez ainda estejam) além do gosto popular, mesmo se tratando de um disco de samba tradicional. Há que se pensar no espanto das pessoas, ao ver aquela capa esdrúxula, com um nome estranho, sem saber direito do que se tratava.
Tom Zé somente divulgou essa história no começo dos anos 1990 - segundo ele, muito mais por vergonha do que por medo. O disco Todos os Olhos se tornou, desde então, um marco na música popular brasileira e é considerado uma das grandes obras de um artista que até hoje, aos 75 anos, não para de se reinventar.

2 comentarios:

  1. Ese super maimouni que publica siempre y no como los otros que nos estamos acostumbrando a colgarlo el ultimo día. Al final esto va a parecer como si fueran los deberes del cole... apurando hasta el ultimo momento jejejejeje!!

    ResponderEliminar